Mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2020. A previsão é do Ministério da Saúde, com base em números provenientes, principalmente, dos Registros de Câncer e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS).
Entre os tipos de câncer que atingem o público feminino, o de mama corresponde a 29,7% dos casos, tendo em segundo lugar o de cólon e reto, com pouco mais de 9%.
Esses números reforçam a importância da prevenção e este é o principal objetivo da campanha que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Maringá, lança nesta quinta-feira, dia 1º, na programação do Outubro Rosa.
“A OAB tem, entre seus papeis, a atuação em prol da sociedade. E neste mês queremos dar as mãos nesta importante campanha, que tem como finalidade levar as mulheres a se tocarem, a olhar para seu próprio corpo, a dedicar um tempo maior aos cuidados preventivos a esta doença tão grave”, aponta a presidente da Subseção, Ana Cláudia Pirajá Bandeira.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Maringá, Marlene Tissei São José, adianta que, durante todo o mês, a instituição irá trabalhar a prevenção, por meio de podcasts com médicos, vídeos e outros formatos nas redes sociais e outros canais.
DIREITOS DOS PORTADORES DE CÂNCER
Outra forma de contribuir com a sociedade nesta campanha será a divulgação de direitos das pessoas portadores de câncer. “Além da prevenção, queremos que as pessoas conheçam seus direitos e os acessem no momento em que mais necessitam”, frisa.
Direcionadas às advogadas, serão realizadas lives, contando também com profissionais da saúde, que tratarão sobre prevenção, exames e outros cuidados. Além disso, a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR) irá disponibilizar às advogadas exames de mamografia e consultas com ginecologista. Ambos serão subsidiados.
Para conferir todo o material da campanha basta acessar as redes sociais da OAB Maringá ou nosso site oabmaringa.org.br.
Abaixo, um dos podcasts que integra a campanha.
Comments